5 Resoluções de ano novo que todo Customer Success Manager deve fazer

É apenas o início de um longo ano que vem pela frente. Nesta época é muito comum as pessoas fazerem suas resoluções de ano novo pensando se alimentar melhor, cuidar da saúde, praticar mais esportes, fazer mais exercícios, tirar do papel aquele projeto que a gente guarda há tempos em nossas mentes.

Pensando nisso, o Hacks de CS traz as resoluções de ano novo que todo mundo que trabalha com Customer Success deveria fazer.

Como pensamos sempre no clientes, vamos começar falando sobre eles logo na primeira resolução de ano novo.

1. Ouvir e falar mais com seus clientes:

Não se trata somente da frequência de contato e sim da importância da conversa, da troca de ideias, seja por email, seja numa reunião, independentemente do canal utilizado, a qualidade da interação faz toda  diferença.

Tudo aquilo que você puder absorver de informações podem ajudar não só no seu dia-a-dia como na rotina de toda a empresa.

Afinal, quanto mais você sabe e entende sobre seus clientes, melhor você vai (ou deveria) atendê-los e consequentemente aumentar a retenção dos mesmos.

Proatividade é uma palavra-chave para isso!

2. Compartilhar mais informações:

Além de ouvir e absorver mais, é muito importante que essas informações sejam compartilhadas dentro de sua empresa, entre as pessoas do seu time e até de outros setores. Conhecer o seu cliente é algo valioso e compartilhar esse conhecimento com as pessoas que trabalham com você se torna mais valioso ainda!

Os times de marketing, vendas, desenvolvimento do produto/solução, financeiro, suporte, enfim, todos esses times juntos sempre tem algo a compartilhar que melhore a comunicação entre eles, então porque não criar um sessão de compartilhamento com os colegas?

A conversa pode ser feita em dupla, pode ser com uma pessoa de cada time em uma roda para bater um papo que pode trazer insights para todos, vai depender da organização e disponibilidade de seus colegas também.

Uma boa troca de ideias é fundamental, além de gerar novas ideias e melhorar processos já existentes, uma simples dica compartilhada pode aumentar a produtividade de um time inteiro.

Não é preciso muito tempo, entre 15 e 30 minutos já dá pra compartilhar bastante informação. Você pode ser o mediador e definir o assunto que de modo geral, vai girar em torno de seus clientes e ideias que podem melhorar a experiência ou atendimento que você proporciona a eles.

3. Ter mais empatia:

Sabe aquela velha história de se colocar no lugar do cliente? Então, esse é um assunto muito debatido quando se trata de relações interpessoais. Com o cliente não é diferente. É muito válido fazer o exercício de se colocar no lugar de quem você atende.

Você gostaria de receber o atendimento que você oferece para os outros? Você gostaria de ter essa experiência? Como você se sentiria se algo não saísse como o planejado?

É bem provável que com esse exercício você tenha mais insights sobre como sair de certas situações de forma que não seja apenas uma desculpa ou disfarce para uma solução que você não consegue oferecer.

A tendência é que depois desse exercício, seus contatos, suas reuniões com seus clientes melhorem bastante e mantenham um nível muito bom.

4. Parar de Procastinar:

Parece bobagem quando falamos sobre isso, mas esse é um dos pontos mais importantes para um Customer Success Manager! Afinal, não deixar para depois o que você precisa fazer é fundamental para entregar sucesso para seus clientes.

O principal ponto é focar na resolução do problema e não em como terceirizá-lo. Estabelecer prioridade para suas ações pode ser o primeiro passo.

Pense na consequência (em longo prazo) que você pode ter se não lidar com essa situação nesse momento. A não resolução de um problema de hoje pode ser a perda de um cliente amanhã.

5. Spread the word:

Sabe aquela ideia que você sempre pensa, guarda para si e não coloca em prática? Fazer algo novo, aprender a tocar um instrumento, cozinhar, estudar sobre vinhos, aprender um novo esporte, plantar uma árvore, ajudar num projeto social, entre outras coisas.

Aprender algo novo é um grande exercício e normalmente, quando você faz aquilo que gosta no lado pessoal e tenta integrar isso com sua vida profissional surgem grandes ideais.

Escrever sobre o que você gosta e sobre o que você faz é uma das formas de maior aprendizado que você pode ter. Porque não criar um blog? (;

Customer Success é sobre lealdade, é sobre pessoas.

Concorda com essas resoluções? Mande as suas!

Feliz 2019!

May the Customer Success be with you!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s